PCP questionou Governo sobre falta de profissionais no centro de saúde de Almodôvar e no distrito
Escrito por Admin RVidigueira em 18/11/2021
O deputado do PCP eleito por Beja, João Dias, questionou o Governo, sobre a falta de profissionais no centro de saúde de Almodôvar e no distrito de Beja.
Em comunicado, o Grupo Parlamentar do PCP diz ter tomado conhecimento, após visita ao centro de saúde de Almodôvar, da “grave carência” de recursos humanos com a qual se confronta aquela unidade de saúde.
O PCP descreve que “a atual falta de médicos e a iminência de aposentação de outros é uma situação dramática que coloca em causa a garantia dos cuidados de saúde e em concreto o acesso ao médico de família por parte da população”.
Segundo o PCP das 8 extensões de saúde apenas 2 extensões têm médico. Também os enfermeiros, segundo o grupo parlamentar do PCP, “têm verificado situações de dificuldade, nomeadamente no que respeita à substituição dos enfermeiros ausentes por baixa médica, tendo ocorrido pelo menos duas situações de falta de enfermeiros em plena situação pandémica”.
O PCP quer saber “que conhecimento tem o Governo da grave falta de médicos de Medicina Geral e Familiar no Centro de saúde de Almodôvar, que medidas estão ou vão ser tomadas para contratar os médicos em falta no centro de saúde de Almodôvar.
O PCP questiona ainda em relação ao “problema identificado de carência de médicos de Medicina Geral e Familiar no distrito de Beja, em concreto quantos médicos estão ao dia de hoje em falta”, e quantos estão em condições de aposentação nos próximos três anos.
O PCP questionou também “quantos médicos, detalhadamente, por centros de saúde estão em falta em cada um dos concelhos do distrito de Beja” e “que medidas urgentes está o governo a tomar para a contratação e fixação de médicos de Medicina Geral e Familiar no distrito de Beja”.
As explicações são do deputado João Dias, eleito pelo distrito de Beja.
João Dias