PCP questiona Governo sobre modernização do troço Casa Branca-Beja-Linha do Alentejo
Written by Admin RVidigueira on 13/01/2021
O deputado João Dias, questionou o Governo sobre a modernização do troço Casa Branca-Beja-Linha do Alentejo.
Segundo Grupo Parlamentar do PCP, “em maio de 2015, a Rede Ferroviária Nacional (REFER), concretizou um estudo onde é feita uma análise das intervenções necessárias na infraestrutura ferroviária da linha do Alentejo sobre o troço Casa Branca-Funcheira, no que respeita à circulação de comboios de 750 metros, que incluem a ligação ao Aeroporto de Beja, onde são apresentadas diversas soluções, dependendo das velocidades, da concordância em casa Branca e da variante do aeroporto de Beja.
Um estudo que segundo o PCP, “só viu a luz do dia pela iniciativa do Grupo parlamentar do PCP que o requereu ao Governo, contudo nada do que o estudo apontava na altura foi concretizado, perdendo-se todo o investimento realizado num estudo desta dimensão”.
Já em 2019, na sequencia de uma proposta do Grupo parlamentar de Os Verdes no Orçamento do Estado para esse ano, que contempla a modernização da Linha do Alentejo, os Gabinetes dos Secretários de Estado do Orçamento e das Infraestruturas publicaram a Portaria n.º 132- A/2019 de 12 de fevereiro, que determinou a concretização do “Estudo de Viabilidade para a Modernização do Troço entre Casa Branca -Beja e Ligação ao aeroporto de Beja”.
Mais recentemenete, a 22 de dezembro de 2020 a INFRAESTRUTURAS DE PORTUGAL, S.A, deliberou proceder ao lançamento do procedimento pré -contratual necessário à contratação de “Modernização troço Casa Branca- Beja (Linha do Alentejo), com ligação ao aeroporto de Beja, incluindo eletrificação e instalação de sistemas de sinalização e telecomunicações”.
O PCP questiona o Governo se “ considerando o estudo realizado pela Rede Ferroviária Nacional (REFER) em 2015, que avaliação e utilização faz o Governo do mesmo, bem como “tendo em consideração que o Despacho n.º 12490/2020 determina uma repartição segundo um compromisso plurianual, ficando a conclusão dos projetos pronta em 2025, quando prevê o Governo o inicio das obras e a sua conclusão”.
O PCP questiona ainda se o Governo está “disponível para equacionar a modernização da Linha do Alentejo em toda a sua extensão, ou seja, na ligação entre Casa Branca e Funcheira”bem como “incluir nos projetos da modernização da Linha do Alentejo toda a sua extensão, ou seja, na ligação entre Casa Branca e Funcheira e não apenas a ligação entre Casa Branca e Beja”.
O PCP questionou ainda, “quanto ao Estudo de Viabilidade para a Modernização do Troço entre Casa Branca -Beja e Ligação ao aeroporto de Beja publicado na Portaria n.º 132-A/2019 de 12 de fevereiro, foi o mesmo concretizado e que conclusões”.
As explicações são do deputado João Dias, que afirma que “basta de sermos iludidos e enganados”, e defende a electrificação total da linha.