PCP questiona Governo sobre interdição da pesca profissional ao lagostim-vermelho do Louisiana
Escrito por Admin RVidigueira em 07/08/2020
O deputado do PCP João Dias qestionou o Governo sobre a interdição da pesca profissional ao lagostim-vermelho da Louisiana.
Segundo o Grupo Parlamentar do PCP em decreto-lei de 1999, o Governo veio regular a introdução e detenção das espécies “não indígenas” invasoras, onde o lagostim-vermelho-da Louisiana foi incluído na lista das espécies de fauna exótica com riscos ecológicos em várias bacias hidrográficas nacionais incluindo a do Guadiana.
Segundo o PCP, a pesca profissional vê no lagostim-vermelho-da Louisiana alguma viabilidade económica, apesar de os portugueses não apreciam muito o lagostim pode ser exportado para Espanha, onde depois de transformado é exportado para os países do Norte da Europa, como é o caso da Suécia.
Os pescadores e mariscadores profissionais de águas interiores do Baixo Alentejo têm exigido o levantamento da proibição da pesca do lagostim-vermelho-do-Louisiana, até porque a sua atividade é benéfica para minimizar os prejuízos provocados por esta espécie invasora.
O PCP quer saber que conhecimento tem o Governo do estado atual da população de lagostim-vermelho-da Louisiana, na Bacia hidrográfica do Guadiana e no país, se tem o Governo registo de queixas relacionadas com prejuízos provocados pelos lagostins da Louisiana, em terrenos com culturas de regadios ou em outras infraestruturas de armazenamento de água e regae se reconhece o Governo que a medida de controlo mais eficaz e provavelmente a única é a pesca desta espécie.
O PCP quer ainda saber se oGoverno está disponível para levantar a proibição de pesca profissional ao lagostimvermelho-da Louisiana, e para uma nova regulamentação, envolvendo os pescadores como agentes de um plano nacional controlo da população de lagostim-vermelho-da Louisianabem como as medidas a tomar com vista ao controlo da população de lagostim-vermelho da Louisiana.
As explicações foram deixadas na Rádio Vidigueira, pelo deputado do PCP, eleito pelo distrito de Beja, João Dias.