PCP quer ouvir Infraestruturas de Portugal sobre modernização e eletrificação da Linha do Alentejo

Escrito por em 17/05/2021

O PCP apresentou um requerimento na  Comissão de Economia, Inovação, Obras Publicas e Habitação para a Audição da Infraestruturas de Portugal sobre a Modernização e eletrificação da Linha do Alentejo.

Segundo refere o PCP, a Infraestruturas de Portugal, SA publicou em Diário da República, no dia 05 de maio de 2021, o anúncio referente à modernização do troço Casa Branca-Beja da Linha do Sul e ligação ao Aeroporto de Beja – estudos e projetos.

O PCP recorda que  “esta linha já foi alvo de estudos que têm custado milhões de euros aos Portugueses, donde se destaca o estudo da REFER de maio de 2015 que estudou as intervenções nesta infraestrutura ferroviária para o troço Casa Branca – Funcheira. Este estudo já contempla várias soluções, nomeadamente, no que respeita às velocidades e também quanto à concordância de Casa Branca e a variante do aeroporto de Beja”.

O PCP diz ser “incompreensível e mesmo inadmissível que se ignore o estudo da REFER, optando-se pelo gasto de mais 3,23 milhões de euros para estudar o que já está estudado, para o PCP a prioridade deve ser de se avançar de imediato, não com mais estudos e projetos, mas com os respetivos projetos de execução e as respetivas candidaturas”.

Os comunistas referem ainda no documento, que a “Linha do Alentejo é indispensável ao sistema ferroviário nacional, pelo que importa que, de uma vez por todas, se assuma a modernização e eletrificação de toda a Linha do Alentejo recorrendo para isso ao estudo da REFER de maio de 2015”.

As explicações são do deputado João Dias, eleito pelo distrito de Beja.

João Dias


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE