PCP diz que orçamento “não responde às necessidades” da região
Written by Admin RVidigueira on 10/12/2020
A Direção da Organização Regional de Beja do PCP, (DORBE) reuniu no passado dia 4 de Dezembro de 2020, para analisar a situação política e social.
Em comunicado a DORBE do PCP refere que “a grave situação económica e social que o País atravessa e a perspetiva do seu agravamento nos próximos meses, tem tornado particularmente evidente a necessidade de uma resposta global aos problemas nacionais e do distrito, com medidas urgentes de valorização dos trabalhadores e dos seus direitos, incluindo os salários, de reforço da proteção social, de apoio à produção nacional e aos sectores produtivos, de incremento do investimento público e da capacidade de resposta dos serviços públicos, de redução da dependência externa nos mais variados domínios da vida nacional”.
A DORBE do PCP salienta, “a importância das lutas, das reivindicações, da proposta e do papel do PCP para que no plano do Orçamento do Estado tivesse aproveitado a oportunidade para garantir a elevação das condições vida dos trabalhadores e do povo e o desenvolvimento soberano do País e do distrito de Beja”.
Segundo a DORBE do PCP, “no que ao distrito de Beja diz respeito, este orçamento não responde às necessidades de investimento nada trazendo para o Aeroporto de Beja, nada para o IP8, nada para a eletrificação da ferrovia e nada para a construção da 2ª fase do Hospital”.
O PCP acusa ainda PS e PSD de “incompreensivelmente” votarem contra a proposta da construção da 2ª fase do Hospital de Beja, apresentada pelo PCP.
As explicações são de Miguel Violante da Dorbe do PCP, que fala num orçamento “ausente” em relação a respostas a “problemas estruturais” no distrito de Beja.