PCP diz que Censos 2021 “confirmam os efeitos da politica de direita no Alentejo”
Escrito por Admin RVidigueira em 06/12/2022
PCP afirma que “os dados definitivos dos Censos 2021 confirmam os efeitos da política de direita no Alentejo”.
Em comunicado a Direção Regional do Alentejo do PCP reagiu à divulgação dos dados finais dos Censos 2021, afirmando que “a publicação dos resultados definitivos dos censos de 2021 confirma a tendência de perda de população no Alentejo, mais acentuada que a média nacional, com vários concelhos a revelar tendências particularmente preocupantes”.
Segundo o PCP, a “acentuação da tendência de erosão demográfica na região Alentejo tem causas, nomeadamente na falta de investimento numa base diversificada de actividades económicas e possibilidades de criação de emprego estável e com direito que impeçam o êxodo para os grandes centros urbanos e para o estrangeiro”.
Segundo o PCP e comunicado “ o despovoamento do Alentejo tem responsáveis e esses são o PS, o PSD e o CDS que prosseguem há décadas políticas altamente lesivas do interesse da região Alentejo e do seu povo”.
Segundo defendem os comunistas, “ é necessário conceber e sobretudo concretizar uma visão estratégica de desenvolvimento para o Alentejo”, assente “em quatro eixos: Quadro estratégico de Desenvolvimento Regional; Plano de Emergência Social; Criação e Desenvolvimento de base Económica Diversificada; Gestão de Desenvolvimento Participado e Eficaz”.
Para o PCP, “o grande problema do Alentejo não reside no Alentejo, reside na política de sucessivos governos que só se lembram do Alentejo em tempo de eleições como ficou mais uma vez provado a semana passada com a discussão do Orçamento do Estado”.