PCP defende aproveitamento do Aeroporto de Beja em projeto de resolução

Escrito por em 05/12/2022

O grupo parlamentar do PCP apresentou um projeto de resolução, na  Assembleia da República, a defender o aproveitamento do aeroporto de Beja “nas suas diversas dimensões e potencialidades”.

O Grupo Parlamentar do PCP defende no documento que o Governo valorize o Aeroporto de Beja no âmbito do sistema aeroportuário nacional, “aproveitando todos os seus recursos e potencialidades” e que mobilize os recursos financeiros necessários, como o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o novo Quadro Financeiro Plurianual, ou ainda verbas do Orçamento de Estado.

O PCP defende ainda a criação de “uma intermodalidade de serviços e transportes, conjugando as valências rodoviária, ferroviária e aérea”, uma exigência que obriga à “modernização e eletrificação de toda a Linha do Alentejo, na ligação entre casa Branca-Ourique/Funcheira, incluindo a ligação ao aeroporto de Beja”, assim como à “conclusão do IP8 na sua totalidade, entre Sines e Vila Verde de Ficalho, conforme definido no Plano Rodoviário Nacional, com duas vias de trânsito em cada sentido e sem portagens”.

O PCP diz ser fundamental que o governo “potencie a estratégia integrada da aeronáutica, carga, parqueamento, manutenção e passageiros”, e lamenta que “hoje o aeroporto continue sem um adequado aproveitamento e sem dar o contributo, que pode dar, para o desenvolvimento regional.”

O PCP acrescenta que “o desenvolvimento do Aeroporto de Beja não é contraditório antes compatível com a construção faseada do novo Aeroporto de Lisboa no Campo de tiro de Alcochete e o progressivo desmantelamento do Aeroporto da Portela.”

As explicações são de João Dias, deputado do PCP eleito pelo distrito de Beja, que afirma que o aeroporto de Beja tem de “ser integrado no sistema aeroportuário nacional”.

João Dias


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE