PCP apresentou requerimento para ouvir entidades sobre as fábricas de bagaço de azeitona
Written by Admin RVidigueira on 27/05/2020
O Grupo Parlamentar do PCP deu entrada de um requerimento a solicitar a presença da Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Associação Ambiental Amigos das Fortes (AAAF), na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território para “prestar esclarecimentos sobre o problema ambiental e de saúde pública em Fortes, Ferreira do Alentejo e concelhos limítrofes, relacionado com laboração do bagaço de azeitona”.
Segundo o PCP, “estas unidades industriais de processamento do bagaço de azeitona vieram confrontar a região com problemas que nunca antes se haviam conhecido. Da sua atividade resultam efluentes gasosos e líquidos que pelas suas características são suscetíveis de prejudicar a saúde publica e ambiental no caso de exposição”.
João Dias deputado do PCP eleito pelo distrito de Beja, afirmou à Rádio Vidigueira, que o “Governo não tem vontade politica para intervir e faz ouvidos moucos”.