PCP apresentou propostas para o distrito de Beja no OE2026
Escrito por MarcoAbundancia em 19/11/2025
O PCP apresentou um conjunto de propostas a incluir no Orçamento de Estado para 2026, para o desenvolvimento do distrito de Beja.
Em comunicado a Direção da Organização Regional de Beja do PCP, afirma que a proposta de orçamento de estado “não contribui para corrigir as assimetrias regionais, nem para fortalecer o poder local e a sua capacidade de intervenção”.
A Dorbe do PCP acusa o Governo PSD/CDS, com o beneplácito de CH e IL, de “falta de vontade” para “resolver os problemas da região, em concretizar as infraestruturas indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida e para a promoção do seu desenvolvimento”.
O PCP aponta como exemplos a obra de ampliação do Hospital Distrital de Beja, os atrasos verificados na concretização das obras de eletrificação e modernização da linha entre Casa Branca e Beja, com a retirada da maior parte do financiamento do Programa Regional do Alentejo (passou de 80 para 20 milhões), aforma como está a decorrer a intervenção na rodovia, e as sucessivas promessas não cumpridas de concretização dos perímetros de rega de Vidigueira e de Moura-Póvoa-Amareleja.
A Dorbe revela ainda que, o grupo parlamentar do PCP apresentou, entre outras, em sede de discussão do Orçamento de Estado para 2026 na especialidade diversas propostas.
Relativamente ao distrito de Beja, a reversão para a gestão pública do Hospital de Serpa, perímetros de rega sobre o circuito hidráulico de Póvoa – Moura e respetivos blocos de rega (Póvoa-Moura-Amareleja) e o circuito hidráulico de Vidigueira e respetivo bloco de rega, rodovia visando intervenções nas EN 258 no troço entre Vidigueira e Moura, EN 386 entre Amareleja e Barrancos, IP8 visando a sua conclusão total, a par da reabilitação urgente das Estradas Nacionais 259, 121 e 260 e a construção da variante a Moura e alargamento da Ponte sobre o Rio Ardila.
A eletrificação e modernização da linha ferroviária do Alentejo entre Casa Branca e Ourique, e a criação da Plataforma Logística junto ao Aeroporto de Beja, foram outras propostas em matéria de infraestruturas.
As explicações são de José Maria Pós-de-Mina, da Direção da Organização Regional de Beja do PCP.