PCP apresentou 35 propostas para reforço do SNS
Escrito por Admin RVidigueira em 09/11/2020
O PCP entregou a semana passada, um conjunto de 35 propostas dirigidas ao reforço do SNS.
Segundo o Grupo Parlamentar do PCP em comunicado, “o investimento no aumento da capacidade do Serviço Nacional de Saúde, com mais meios, mais profissionais de saúde, mais equipamentos, mais capacidade nos centros de saúde e nos hospitais é a solução”.
De acordo com o grupo parlamentar do PCP, as propostas entregues na área da saúde, “reforçam o SNS e dão resposta a problemas concretos sentidos pelos utentes e pelos profissionais de saúde. O PCP apresenta um conjunto de propostas para a fixação de médicos nas zonas carenciadas como é o caso do Distrito de Beja”.
O PCP propôs, “um plano de requalificação e construção de novas instalações para centros de saúde e hospitais, com uma proposta em particular para o Hospital em Beja com uma verba de um milhão e meio de euros para a revisão dos projetos técnicos de uma obra no valor de 30 milhões de euros”. O PCP propôs, que “ até ao 1º trimestre de 2021 seja concretizado o reforço da Rede Nacional de Especialidade Hospitalar e de Referenciação em Medicina Intensiva aprovada pelo Governo, com mais 409 camas, mais 47 médicos, mais 626 enfermeiros e mais 198 assistentes operacionais”.
O PCP propôs ainda, um “plano de contratação de psicólogos para os cuidados de saúde primários com o objetivo de alcançar no final de 2022 um rácio de 1 psicólogo por 5000 habitantes”.
As explicações são de João Dias, deputado do PCP, eleito pelo distrito de Beja, que realça a falta de médicos de família e a urgência em avançar com a construção da 2ª fase do Hospital de Beja, que segundo este a cada dia que passa tem mais contentores.