PCP apresenta projeto lei em defesa da reversão do Hospital de Serpa
Escrito por Admin RVidigueira em 20/04/2022
O grupo parlamentar do PCP apresentou um projeto de lei na Assembleia da República, em defesa da reversão da gestão do hospital de Serpa.
O documento apresentado pelos comunistas defende “a reversão do processo iniciado em 2014, retornando o Hospital de São Paulo à gestão do Ministério da Saúde”.
O projecto determina a reversão dos serviços de urgência e consulta externa e das unidades de cuidados paliativos e de convalescença do hospital.
Segundo o projeto, a reversão “não implica a perda ou redução do número de valências” e “não prejudica a entrada em funcionamento de novas”, nem “interfere na qualidade das prestações de saúde”.
Os profissionais que exerçam funções no hospital à data da reversão deverão transitar “de forma automática” para o Ministério da Saúde.
E os não integrados pela SCMS e que pretendam continuar a exercer funções no hospital “devem manifestar tal vontade, sendo-lhes assegurada colocação no respetivo mapa de pessoal”.
Segundo o PCP, atualmente, “o serviço de urgência não tem profissionais suficientes para assegurar” escalas, o que leva a que esteja fechado “vários dias consecutivos”.
A resposta hospitalar do distrito de Beja é “bastante deficitária” e o hospital de Serpa deve ser aproveitado para “ampliar a capacidade de prestação de cuidados” da ULSBA.
As explicações foram deixadas na Rádio Vidigueira, pelo deputado João Dias, eleito pelo distrito de Beja, que realçou a importância daquela unidade hospitalar.
João Dias