PCP apresenta projeto de resolução para construção do novo edifício do Hospital de Beja
Escrito por Admin RVidigueira em 11/02/2021
O Grupo Parlamentar do PCP apresentou um projeto de resolução que propõe medidas para que se iniciem os procedimentos para a construção do Novo Edifício, designado Corpo G, do Hospital de Beja.
O projeto de resolução do PCP recomenda ao Governo que adote as medidas necessárias para que se iniciem em 2021 os procedimentos para a construção do novo edifício, designado por corpo G do Hospital José Joaquim Fernandes, “atribuindo formalmente ao Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a competência para desencadear os procedimentos necessários ao início do processo de construção do novo edifício, designado por corpo G do Hospital José Joaquim Fernandes.
O projeto de resolução do PCP recomenda ainda que “transferindo as verbas do Ministério da Saúde para a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, no montante necessário, que permita a revisão do estudo e projeto de construção do novo edifício do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, cujo investimento total se estima em 30.000.000 euros”.
O PCP quer que seja definido um “cronograma para a construção do novo edifício, que assegure a abertura do concurso público até final de 2021 e a adjudicação da construção até final de 2022, assumindo o montante global de investimento plurianual a realizar e as respetivas fontes de financiamento”.
O documento dos comunistas defende ainda que seja definido e divulgado, “publicamente os critérios a considerar pelo Governo no âmbito das diversas opções de financiamento de forma a assegurar o financiamento da construção do novo edifício com fundos comunitários”.
O PCP quer ainda que sejam adotados, “até final de 2021, os procedimentos e medidas legislativas, administrativas ou regulamentares necessárias à mobilização de fundos comunitários para construção do novo edifício”, bem como criado um “mecanismo de acesso público dos cidadãos a toda a informação atualizada sobre os procedimentos para a construção do novo edifício, designadamente através de meios eletrónicos”.
As explicações são de João Dias, o deputado do PCP eleito por Beja, que realça a importância da construção de um novo edifício, na melhoria dos cuidados de saúde.