Parque Fluvial dos Cinco Reis é inaugurado hoje pela Ministra da Agricultura
Escrito por Admin RVidigueira em 24/07/2020
A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque inaugura esta sexta-feira, pelas 15 horas, o Parque Fluvial dos Cinco Reis.
O projeto promovido pela Câmara Municipal de Beja, teve um investimento de mais de 700 mil euros, com financiamento do Programa Valorizar, do Turismo de Portugal.
O Parque Fluvial dos Cinco Reis inicia a época balnear nesse dia, terminando a 30 de setembro. Segundo a Câmara de Beja, em virtude das limitações provocadas, pela pandemia da Covid-19, a praia terá uma lotação média diária de 800 pessoas.
A Câmara de Beja, recorda que, a Cercibeja ganhou o concurso público para a concessão de bar, esplanada e apoios balneares na praia do Parque Fluvial dos Cinco Reis.
A barragem de Cinco Reis integra as infraestruturas do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) e recebe a água da albufeira de Alqueva através de um sistema de canais e condutas com cerca de 90 km de extensão, depois de atravessar 4 albufeiras, 2 reservatórios intermédios e de ser bombada em 2 grandes estações elevatórias.
Em declarações à Rádio Vidigueira, Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, afirma que este é um equipamento que vai “enriquecer” turisticamente o concelho e a região, criando mais um “ponto de atratividade” para visitar Beja.
Maria do Céu Albuquerque, acompanhada pelo Secretário de Estado da Energia, João Galamba, visita ainda pelas 16.45h, a Central Fotovoltaica Flutuante de Cuba Este, em Cuba, construída no âmbito do Plano Nacional de Regadios, e parte integrante do empreendimento de Alqueva.
Segundo a EDIA, a Central, com uma potência Instalada de 1 MW, e ocupa uma área com um hectare, sendo a sua produção dedicada à estação Elevatória que equipa aquele reservatório.
Segundo a Empresa De Desenvolvimento das Infraestruturas de Alqueva, aquela estação elevatória é responsável por fazer chegar a água de Alqueva ao bloco de rega de Cuba-Este e será, no futuro, com a expansão em curso, a origem de água para o futuro bloco da Vidigueira.