Ovibeja acolhe reunião do Conselho de Ministros a 30 de Abril
Escrito por MarcoAbundancia em 24/04/2026
A 42ª Ovibeja vai acolher no dia 30 de Abril, a reunião do Conselho de Ministros.
Segundo avançou a ACOS – Associação de Agricultores do Sul, o certame vai ser inaugurad no dia 29 de abril, às 11h00, pelo Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes.
Segundo a ACOS, que aguarda mais de 100 mil visitantes, a 42ª Ovibeja dedica o primeiro dia especialmente aos residentes do concelho de Beja, com o apoio da Câmara Municipal. O Dia do Município de Beja, 29 de abril, é de entrada gratuita para todos os visitantes até às 20h00.
A ACOS avançou ainda que, a feira tem nesta edição mais expositores que nos anos anteriores, num total a rondar os mil, representativos de todos os setores de atividade, e tem este ano como região convidada Trás-os-Montes.
A 42ª Ovibeja a decorrer até 3 de maio, é dedicada ao vinho, com provas, concursos, showcookings a acontecer diariamente no Pavilhão Vinho e Azeite. A gastronomia está presente em vários espaços da feira, desde a zona dos restaurantes de carnes certificadas, a uma tenda gastronómica com várias opções de produtos regionais, bares de petiscos, street food e a grande atração da Ovibeja que é a venda ao público de produtos regionais de qualidade superior, os queijos, enchidos, pão, mel, doçaria conventual, azeite, vinhos.
A componente animal também está reforçada nesta edição com a presença de raças autóctones de Trás-os-Montes, e como novidade, a apresentação de cada raça pelos seus secretários técnicos, num evento atrativo para o público mais urbano e de interesse profissional.
As famílias e as crianças têm várias atividades ao seu dispor, com uma grande diversidade de ateliers em vários espaços, incluindo música e dança durante todos os dias da feira.
O Comboio do Cante é outra das iniciativas que vai marcar esta edição da Ovibeja com a presença, no dia 2 de maio, de mais de 600 cantadores da diáspora provenientes da zona da grande Lisboa, que se vão juntar aos caretos e pauliteiros de Miranda trazidos pela região convidada.
Espetáculos e concursos com cães e cavalos, os grandes concertos da noite são outros dos grandes atrativos do evento.