Ourique acolhe Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos
Escrito por MarcoAbundancia em 18/06/2026
Produtores, técnicos, investigadores e representantes de entidades do setor ovino reúnem-se em Ourique, nos dias 24 e 25 de junho, para a 5.ª edição das Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos.
A iniciativa, promovida pela ProOvis, com o apoio do Município de Ourique, do CEBAL e de outras entidades parceiras, decorre no Cineteatro Sousa Telles e integra seminários, sessões técnicas, momentos de demonstração e provas de produtos de ovinos.
Com o tema “Resiliência e Inovação”, a edição deste ano distribui-se por dois dias de trabalho: o primeiro dedicado à produção e valorização do leite de ovelha e o segundo centrado nos desafios da produção de ovinos.
O programa abre no dia 24 de junho, durante a tarde, com uma sessão dedicada à produção e valorização do leite de ovelha, abordando diferentes dimensões da atividade, da genética à qualidade do leite, passando pela gestão das explorações e pela transformação.
Ao final da tarde, o Largo D. Dinis recebe uma iniciativa aberta ao público, dedicada à promoção de produtos com origem em ovinos, com showcooking, momento musical, borrego no espeto e provas de produtos tradicionais.
No dia 25 de junho, as jornadas prosseguem com um seminário técnico centrado na produção de ovinos, com temas como a pecuária de precisão, a inovação digital, a sanidade animal, a gestão da água, a produtividade e a rentabilidade das explorações.