Orçamento de Castro Verde aprovado
Written by Admin RVidigueira on 18/12/2020
A Assembleia Municipal de Castro Verde aprovou esta semana, as Demonstrações Orçamentais para 2021, no valor de 18.530.000 euros.
O documento, antes denominado Opções do Plano, mereceu os votos favoráveis dos eleitos do PS e a abstenção dos eleitos da CDU, e “inscreve trabalho concreto e muito investimento nos domínios da Ação Social, Educação, Cultura, Deporto, Higiene Urbana, Abastecimento de Água, definindo também um relevante apoio financeiro para as Juntas de Freguesia, movimento associativo e Instituições Sociais (IPSS)”.
A Câmara Municipal de Castro Verde diz querer em 2021, “afirmar dinâmicas muito relevantes, traduzidas em grandes obras que vão começar em breve, num volume de investimento que atinge 7,1 milhões de euros”.
A autarquia destaca como projetos mais significativos deste Orçamento, a requalificação da Escola Secundária, a construção da Zona de Atividades Económicas, o alargamento do Cemitério de Castro Verde, a construção da Casa Mortuária de Entradas, as requalificações urbanas, com renovação total da rede de águas, da Rua da Batalha e Rua da Aclamação, Largo Vítor Prazeres e Rua António Francisco Colaço.
Vai igualmente ser construído o Parque de Estacionamento do Santo, que dará resposta a serviços como o Conservatório Regional do Baixo Alentejo e o Museu da Lucerna, além dos residentes naquela zona.
A Câmara Municipal de Castro Verde vai assumir em 2021, a transferência financeira anual de 552.715 euros para a Juntas de Freguesia do concelho. Comparativamente com 2020, este valor contempla um aumento de € 7.500 para cada Junta, destinado à concretização de investimento. Ao mesmo tempo, haverá um aumento de 8% nos Contratos Interadministrativos.
No total, a Câmara Municipal está a reforçar em mais 59.500 euros os valores transferidos para as Juntas de Freguesia e ceder em permanência um total de 10 funcionários.
António José Brito, presidente da Câmara de Castro Verde, fala num orçamento “ambicioso, relevante e importante” para Castro Verde.