Olivum anuncia primeiro Certificado do Programa de Sustentabilidade do Azeite
Escrito por MarcoAbundancia em 22/01/2026
A OLIVUM – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal anunciou a atribuição do primeiro Certificado do PSA – Programa de Sustentabilidade do Azeite.
Um “marco histórico para o setor olivícola nacional e mundial”, segundo avançou a Olivum em comuinicado, dando nota de que em breve vão entrar no mercado “os primeiros azeites com o selo de sustentabilidade, que comprova o cumprimento, por parte dos produtores nacionais, de rigorosos critérios ambientais, sociais e económicos”.
Segundo a Olivum, “esta certificação pioneira pretende garantir a adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia de produção, desde o olival até à garrafa, abrangendo a azeitona, o azeite a granel e o azeite embalado”, assegurando “uma abordagem integrada e consistente da sustentabilidade em todas as fases do processo produtivo”.
“Este anúncio reforça o empenho do setor na promoção da transparência e na produção sustentável, concretizando um processo rigoroso de desenvolvimento do Programa de Sustentabilidade do Azeite (PSA), que tem vindo a ser estruturado desde 2022”, refere a Olivum.
A Olivum anuncia a atribuição do primeiro certificado à Casa Relvas, emitido em dezembro de 2025.
Segundo a Associação , “este reconhecimento implica que as garrafas de azeite da Casa Relvas passam a exibir o Selo PSA nos seus rótulos, atestando junto dos consumidores o cumprimento de exigentes parâmetros de sustentabilidade na sua produção”.
A Casa Relvas tem no concelho de Vidigueira, uma das suas unidades de produção.