Olival intensivo continua a preocupar população de Ervidel

Escrito por em 12/01/2026

A proximidade de um olival às habitações continua a preocupar a população de Ervidel.

Em comunicado, o Movimento Ervidel em Ação revela que solicitou uma reunião com o novo Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, “perante a falta de respostas do proprietário e das entidades competentes” até ao momento.
O movimento diz ter alertado novamente “para um problema que se arrasta há um ano a esta parte e que continua a gerar insegurança na população”, denunciando igualmente o incumprimento da legislação, nomeadamente a inexistência de uma cortina arbórea obrigatória com 10 metros de largura junto ao perímetro urbano, conforme obriga o PDM.
O Movimento Ervidel em Ação aponta ainda que, “continua a verificar-se o encaminhamento da água da chuva para o coletor urbano, sobrecarregando-o e colocando em risco o seu funcionamento”, situação sobre a qual  já havia sido exposta à CCDR Alentejo.
O Movimento diz ainda ter “denunciado o corte unilateral por parte do proprietário do Olival em novembro passado, do caminho público que ligava a Travessa de Ferreira à Quinta Nova, usado há várias décadas”, e que “tem causado sérios transtornos à população e a agricultores, que agora se vêm obrigados a dar a volta à aldeia para aceder à Quinta Nova”.

Segundo o grupo de cidadãos, o Presidente da Câmara de Aljustrel “assumiu o compromisso de intervir, reconhecendo que estas situações já deveriam estar resolvidas se tivesse existido uma atuação atempada das entidades competentes”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE