Olival intensivo continua a preocupar população de Ervidel
Escrito por MarcoAbundancia em 12/01/2026
A proximidade de um olival às habitações continua a preocupar a população de Ervidel.
Em comunicado, o Movimento Ervidel em Ação revela que solicitou uma reunião com o novo Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, “perante a falta de respostas do proprietário e das entidades competentes” até ao momento.
O movimento diz ter alertado novamente “para um problema que se arrasta há um ano a esta parte e que continua a gerar insegurança na população”, denunciando igualmente o incumprimento da legislação, nomeadamente a inexistência de uma cortina arbórea obrigatória com 10 metros de largura junto ao perímetro urbano, conforme obriga o PDM.
O Movimento Ervidel em Ação aponta ainda que, “continua a verificar-se o encaminhamento da água da chuva para o coletor urbano, sobrecarregando-o e colocando em risco o seu funcionamento”, situação sobre a qual já havia sido exposta à CCDR Alentejo.
O Movimento diz ainda ter “denunciado o corte unilateral por parte do proprietário do Olival em novembro passado, do caminho público que ligava a Travessa de Ferreira à Quinta Nova, usado há várias décadas”, e que “tem causado sérios transtornos à população e a agricultores, que agora se vêm obrigados a dar a volta à aldeia para aceder à Quinta Nova”.
Segundo o grupo de cidadãos, o Presidente da Câmara de Aljustrel “assumiu o compromisso de intervir, reconhecendo que estas situações já deveriam estar resolvidas se tivesse existido uma atuação atempada das entidades competentes”.