Odemira recebe final do projeto Sonotomia
Escrito por Admin RVidigueira em 05/11/2022
O Festival Terras sem Sombra e o Município de Odemira são os anfitriões do evento final do projecto Sonotomia, que tem lugar esta noite, pelas 21.30, no cine teatro Camacho Costa.
No concerto em Odemira estreia-se a peça Outrenoir V [Água da Vida], da compositora britânica Jamie Man, com a participação da soprano Inês Simões e o desenho sonoro do holandês Marijn Cinjee, com destaque também para a presença do compositor e inventor Paul Oomen.
Outro destaque é a apresentação, pela primeira vez no nosso país, do inovador sistema sonoro espacial, que revela a quarta dimensão do som e permite explorar diferentes perspectivas das sensações auditivas no âmbito da criação musical.
Nas residências artísticas no Alentejo Litoral, Albarracín e Budapeste – realizadas no âmbito do projecto –, foi registado e recriado de forma inovadora o património sonoro da Europa.
Sonotomia reúne instituições de quatro países – Pedra Angular (Portugal), entidade promotora do Festival Terras sem Sombra, Spatial Sound Institute (Budapeste, Hungria), 4DSOUND (Amesterdão, Países Baixos) e Fundación Santa María de Albarracín (Teruel, Espanha) – e integrou o programa Europa Criativa de apoio aos sectores cultural e criativo, que congrega algumas das mais inovadoras acções na União Europeia, e tem o apoio do Município de Odemira.
O culminar do projecto segundo a Câmara de Odemira, “é momento, também, para a apresentação e avaliação dos resultados obtidos, com a presença de representantes de todas as instituições envolvidas”.
As explicações são de José António Falcão, da Associação Pedra Angular, promotora do Festival Terras Sem Sombra, que falou deste projeto que apresenta o “arquivo sonoro” da Europa.