Odemira está a realizar testagem massiva no concelho

Escrito por em 07/04/2021

Odemira iniciou na passada segunda-feira, uma testagem massiva, que prevê a realização de cinco mil testes à covid-19.

Segundo revelou a Câmara de Odemira, esta estratégia de testagem no concelho de Odemira, pelo facto de Odemira se incluir nesta fase da pandemia no grupo de concelhos com maior taxa de incidência cumulativa a 14 dias da doença Covid-19, “será baseada em centros de testagem fixos e móveis, por forma a abranger o máximo de população possível, sendo  realizados de imediato cerca de cinco mil testes, entre cidadãos nacionais e migrantes.

A testagem teve início na segunda-feira, , através de um centro móvel, e nesta primeira fase a testagem está a decorrer nas empresas de atividade agrícola.

Segundo a Câmara de Odemira, a testagem “prossegue depois para os serviços municipais essenciais, designadamente os serviços de abastecimento de água e de águas residuais, de recolha e gestão de resíduos, de transportes e protecção civil e depois para outros serviços e à população em geral”.

A autarquia odemirense revelou ainda, que esta semana, será instalado um centro de testagem fixo em Odemira, onde a população poderá deslocar-se para realizar, de forma gratuita, o teste à Covid-19.

As explicações são de José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira, que revela que o objectivo desta testagem, que a autarquia resolveu “acelerar”,  é “quebrar as cadeias de contágio”, que tem nos migrantes a sua maioria.

José Alberto Guerreiro

Quanto a uma possível cerca sanitária, o autarca odemirense, admite essa possibilidade, apesar  de não ser uma decisão da Câmara, mas quer “evitar” esta situação, mostrando-se “muito optimista” com o evoluir da situação.

José Alberto Guerreiro

A operacionalização da testagem resulta de uma estreita articulação entre a Autoridade Local de Saúde, Unidade de Saúde Pública/Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Administração Regional de Saúde do Alentejo, Município de Odemira e Serviço Municipal de Proteção Civil, Cruz Vermelha Portuguesa, entidades locais e regionais.

A iniciativa contou com o envolvimento direto do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE