Nova linha de apoio às empresas do setor do turismo entra hoje em vigor
Escrito por Admin RVidigueira em 11/08/2021
Entra em vigor esta quarta-feira, o despacho publicado em Diário da República, com um novo apoio às empresas do sector do turismo, aprovado pelo Governo.
Trata-se de uma linha de apoio do Turismo de Portugal, com um reforço de mais 10 milhões de euros às micro e pequenas empresas de turismo, para minimizar o impacto da covid-19 na sua actividade.
O diploma aprovado pelo Governo recorda que em março de 2020 foi “criada a Linha de Apoio à Tesouraria das Microempresas do Turismo – Covid-19, destinada a minimizar o impacto económico da pandemia da doença covid-19 nas empresas do setor”.
Esta linha foi “objeto de ajustamentos e reforços de dotação, fruto da evolução da situação epidemiológica e dos seus efeitos na economia e no tecido empresarial do turismo”, tendo permitido “assegurar a manutenção do apoio público em contextos que continuavam a ser de elevada pressão financeira sobre a tesouraria das empresas”.
Segundo o documento, “atendendo a que a procura por este instrumento de apoio se mantém constante, a circunstância de ter sido já atingida uma taxa de compromisso de 99%, com 14.219 operações aprovadas e um financiamento comprometido de 138,5 milhões de euros, aliada à forte exposição das micro e pequenas empresas do turismo à atual realidade epidemiológica vivida no país, justificam que se assegure um novo reforço da dotação global da linha de 10 milhões de euros”, lê-se no diploma.
Um apoio recebido de forma positiva, pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo, como explicou Vitor Silva, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que defende que é “fundamental manter as empresas abertas”.
Vitor Silva sublinha que a “grande preocupação” é saber como vão estar as empresas quando esta situação sanitária for ultrapassada.
Vitor Silva