NERBE/AEBAL considera OE 2024 “aquém” das expetativas das empresas

Escrito por em 24/10/2023

O NERBE/AEBAL afirma que a proposta de Orçamento de Estado para 2024, fica “aquém das expectativas” das empresas, reiterando as preocupações apresentadas pela CIP — Confederação Empresarial de Portugal.

Em comunicado a associação empresarial refere que “o OE 2024, fica aquém das expectativas e necessidades de empresas e particulares”, afirmando que a redução do IRS para o próximo ano, “poderá ser insuficiente, visto ser expectável o aumento da carga fiscal total, através de impostos indirectos”.

O NERBE/AEBAL diz ser “previsível um estrangulamento sobre as empresas e as famílias, pois irá ocorrer a diminuição para 13% do IVA nos restaurantes, nos produtos como os sumos, os néctares e águas com gás, o que são medidas bem-recebidas, mas por outro lado, temos um aumento do IUC para carros anteriores a 2007”.

O NERBE/AEBAL, no que às empresas diz respeito, diz haver “falta de medidas dirigidas ao investimento e à capitalização das mesmas, como por exemplo o  “estímulo fiscal ao reforço dos capitais próprios ou ao incremento do investimento — que consta na proposta de Pacto Social da CIP”.

O NERBE/AEBAL diz ser “premente” o estímulo às exportações, não apresentando esta proposta de OE-2024, resposta à falta de competitividade das empresas, considerando de igual forma “que as medidas escolhidas para contrariar a travagem do PIB prevista para o próximo ano — um crescimento de 1,5 por cento do PIB é curto para as necessidades, que atravessamos”.

O NERBE/AEBAL defende que as medidas apresentadas no OE-2024, tem de permitir que se construa “uma base sólida que permita aos portugueses aumentarem os rendimentos de forma clara, eficiente e sustentável”.

Em declarações à Rádio Vidigueira, o presidente do NERBE/AEBAL, David Simão afirma que empresas e empresários sentem-se “frustrados e com as expectativas defraudadas” com esta proposta de Orçamento de Estado para 2024.

David Simão


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE