Nélson Brito apresentou requerimento em defesa da melhoria dos cuidados de saúde na região
Escrito por Admin RVidigueira em 18/05/2022
O deputado do PS eleito pelo círculo eleitoral de Beja, Nelson Brito, apresentou ontem, à Ministra da Saúde, Marta Temido, um requerimento sobre a situação da saúde no Baixo Alentejo.
No documento o parlamentar socialista afirma que “é urgente dotar a região de melhores condições de saúde, visto que se trata de um direito fundamental e requisito crítico para a fixação e atração de nova população”.
Nélson Brito diz ser “absolutamente prioritário avançar com a construção imediata da segunda fase do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, revisitando o projeto e garantindo instrumento de financiamento no âmbito do Orçamento do Estado e dos instrumentos financeiros comunitários, para a sua implementação”.
No documento o deputado socialista defende que “deverá haver um esforço de atração para o Baixo Alentejo de mais médicos de saúde pública, especialistas no âmbito dos cuidados de saúde primários de medicina geral ou familiar e ainda especialistas na área hospitalar, promovendo modelos de atração criativos e inovadores, de forma a conseguir fixar estes clínicos (por exemplo, uma versão atualizada do modelo de “médicos à província”)”.
Quanto à construção de um Centro de Respostas Integradas distrital, Nélson Brito defende que “havendo um protocolo entre o Município de Beja e a Administração Regional de Saúde para cedência de terreno e havendo financiamento garantido para o efeito, é importante que seja elaborado o projeto de arquitetura e especialidades, cabimentando o mesmo no presente Orçamento do Estado, para lançamento do subsequente concurso público”.
O parlamentar socialista eleito por Beja defendeu ainda o “investimento em cuidados paliativos, melhorar as respostas ao nível da saúde mental e aumentar a rede de cuidados continuados”.
As explicações são do deputado socialista Nélson Brito.
Nélson Brito