Municipios vão receber viaturas eletricas
Escrito por Admin RVidigueira em 07/07/2021
O Baixo Alentejo vai receber 12 viaturas elétricas no âmbito da 3.ª Fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública.
Segundo revelou a CIMBAL em comunicado de imprensa, na sequência da celebração do Acordo-Quadro para Aluguer Operacional de Veículos Elétricos e Híbridos, conduzido pela CIMBAL, e dos financiamentos aprovados das candidaturas submetidas pelas Câmaras Municipais, chegarão ao território 14 viaturas elétricas.
Segundo a Comunidade Intermuncipal do Baixo Alentejo, o processo decorreu ao abrigo da 3.ª Fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública, financiado pelo Fundo Ambiental, tendo esta desenvolvido “um processo de negociação prévia centralizada ao abrigo da sua Central de Compras, assegurando preços consideravelmente inferiores, proporcionando a renovação de veículos antigos “a combustão” das frotas municipais, substituídos por viaturas mais eficientes e sem emissão de carbono”.
De acordo com a CIMBAL, a uniformização procedimental para Aluguer Operacional de Veículos Elétricos de 12 veículos, durante 48 meses, beneficiou as Câmaras Municipais de Beja (2); Castro Verde (2); Ferreira do Alentejo (2); Moura (2); Ourique e Serpa, para além da EMAS – Beja e CIMBAL.
A Central de Compras da CIMBAL é um sistema de negociação e aquisição centralizado, em benefício dos treze municípios e outras entidades sem fins lucrativos do Baixo Alentejo.
Segundo a Cimbal estão disponíveis 9 Acordos-Quadro (Eletricidade; Gás; AOV Veículos elétricos e híbridos; Serviços de Vigilância e Segurança; Telecomunicações; Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho; Pneus; Combustíveis e Seguros).
De acordo com a Cimbal a Central de Compras, já “gerou um volume de negócios de 9 milhões de euros (garantindo mais de 600.000,00€ em poupanças às entidades aderentes), tendo como objetivo a racionalização dos gastos, desburocratização e simplificação dos procedimentos contratuais”.
As explicações são de Jorge Rosa, presidente da CIMBAL-Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, que realça a importância dos municípios serem “cada vez mais sustentáveis”, e o “beneficio” desta inciativa para os mesmos.
Jorge Rosa