Municípios de Vidigueira e Cuba reuniram com EDIA para exigir construção do Bloco de Rega de Vidigueira
Escrito por Admin RVidigueira em 20/07/2021
Os presidentes dos Municípios de Vidigueira e de Cuba, Rui Raposo e João Português, estiveram reuniram ontem, com a EDIA para questionar a empresa sobre o atraso na construção do Bloco de Rega de Vidigueira que irá abranger as freguesias de Vidigueira, Vila de Frades e de Selmes, no concelho de Vidigueira, e as freguesias de Vila Alva e de Vila Ruiva, no concelho de Cuba.
Segundo revelou a Câmara de Vidigueira, no encontro, que contou também com a presença de José Miguel Almeida, presidente da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, e de José Pinotes, um dos muitos produtores agrícolas que irão beneficiar com este alargamento do perímetro de rega de Alqueva, as autarquias “sublinharam a importância e a urgência de avançar com o projeto, já que este irá abranger cerca de 2 200 hectares, com 1400 prédios rústicos, em ambos concelhos, e levará certamente a um aumento na produtividade de diversas explorações agrícolas e, consequentemente, a uma maior dinamização da economia local”.
A conclusão do projeto de execução do Circuito Hidráulico da Vidigueira e respetivo Bloco de Rega estava prevista para o ano de 2021, mas até ao momento ainda não está no terreno.
As explicações foram deixadas por João Português, presidente da Câmara de Cuba, que referiu que o objectivo foi saber o “ponto de situação” deste bloco de rega que já deveria estar concluído, e que tem um “grande peso na agricultura da região”.
Segundo o autarca cubense, a EDIA mostrou “abertura” para a sua construção, faltando o “aval” do Governo, com quem os autarcas querem agora reunir.