Municípios de Aljustrel Grândola e Mértola reuniram com património mineiro em cima da mesa
Escrito por Admin RVidigueira em 26/10/2022
Os presidentes das câmaras municipais de Aljustrel, Grândola e Mértola reuniram-se, a semana passada.
O objectivo segundo anunciou a Câmara de Aljustrel, foi o “de estabelecer as bases de entendimento para a criação de mecanismos de cooperação permanente no âmbito da valorização do património mineiro e geológico dos respetivos territórios, tendo em vista o desenvolvimento social, cultural e económico dos diferentes concelhos”.
Segundo revelou o município aljustrelense, a iniciativa tem “igualmente por base a urgência da preservação da cultura e da identidade destes territórios, bem como dar particular visibilidade aos recursos patrimoniais e geológicos, contribuindo para a criação de rotas e de iniciativas de caráter lúdico, pedagógico, cultural e científico”.
De acordo com a autarquia aljustrelense, “estes locais têm potencial para se tornarem atrativos pedagógicos, científicos e turísticos capazes de ter reflexos positivos na sociedade e economias locais, como a criação de emprego e receitas, promovendo, ao mesmo tempo, a minimização da degradação social associada ao encerramento de antigas explorações mineiras”.
As explicações foram deixadas à Rádio Vidigueira, por Carlos Teles, presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, que fala em verdadeiros “museus a céu aberto”.
Carlos Teles