Municipios assinalam o Dia Internacional dos Monumentos e Sitios
Written by Admin RVidigueira on 17/04/2021
A Câmara de Serpa vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
A Câmara de Serpa promove no dia 18 de abril, o lançamento, em formato vídeo, de um novo projeto, intitulado “Conversas no Castelo” e que consistirá, neste primeiro programa, numa conversa com diversos convidados sobre as vivências na Alcáçova do Castelo, desde meados do século XX, com histórias sobre o bairro, a prisão e muitas outras curiosidades.
O projeto “Conversas no Castelo” terá emissões regulares ao longo do ano, centradas em diversos temas ligados ao nosso património, podendo também decorrer em formato presencial, assim que as condições sanitárias o permitam.
O primeiro programa “Conversas no Castelo” pode ser visto no dia 18 de abril, às 12.00 horas na página de facebook Serpa Terra Forte.
No domingo, dia 18 de Abril, a Câmara Municipal de Cuba vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema “Passados Complexos: Futuros Diversos”, com uma visita guiada ao Museu Literário Fialho de Almeida.
Também o Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão, em Ourique (CACMB) vai assinalar, amanhâ, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, cujo tema para este é ano é Passados Complexos : Futuros Diversos” .
Segundo revelou a Câmara de Ourique, a iniciativa, em parceria com o Município de Ourique, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a associação Atalaia, vai consistir numa visita guiada à vila de Ourique, bem como numa conversa informal sobre os pormenores da futura Rota do Património da Vila de Ourique, que será disponibilizada em breve.
O programa inclui uma visita aos bastidores do CACMB, em cujo laboratório estão a ser tratados os objetos arqueológicos descobertos nas recentes escavações e que brevemente serão apresentadas em exposição ao público.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de Abril de 1982, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização.