Moura e Odemira não avançam para a próxima fase de desconfinamento
Written by Admin RVidigueira on 16/04/2021
O primeiro ministro António Costa anunciou ontem, no final do Conselho de Ministros, que a generalidade do país vai avançar para a próxima fase de desconfinamento, com inicio a 19 de Abril, com exceção de 10 concelhos.
Há quatro concelhos que vão recuar para a primeira fase, de entre os quais Moura e Odemira, para além de Portimão e Rio Maior.
Tratam-se de concelhos que, pela segunda avaliação quinzenal consecutiva, se encontram com uma taxa de incidência superior a 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, aos quais se vão aplicar medidas como o encerramento de esplanadas; lojas até 200 m2 com porta para a rua; ginásios; museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares.
Há também a proibição de Feiras e mercados não alimentares, e modalidades desportivas de baixo risco.
Ainda assim vai ser permitido o funcionamento de comércio ao postigo; Comércio automóvel e mediação imobiliário; Salões de cabeleireiros, manicures e similares, após marcação prévia; Estabelecimentos de comércio de livros e suportes musicais; Parques, jardins, espaços verdes e espaços de lazer; Bibliotecas e arquivos.
O ensino secundário e ensino superior regressam ao modo presencial.
Quanto aos outros seis concelhos, vão manter-se, nesta segunda fase do desconfinamento, sem avançar para a próxima no dia 19 de Abril, uma vez que pela segunda avaliação quinzenal consecutiva, se encontram com uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
Quanto à generalidade dos concelhos do país, passam à terceira fase do desconfinamento, que arranca na segunda-feira, 19 de Abril.
Segundo o Governo além das medidas em vigor desde 5 de abril, vai ser permitido a abertura de todas as lojas e centros comerciais; Restaurantes, cafés e pastelarias (com o máximo 4 pessoas por mesa no interior ou 6 por mesa em esplanadas), até às 22h30 nos dias de semana ou 13h nos fins-de-semana e feriados; Cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos; Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação.
Vai ser também permitida a prática de modalidades desportivas de médio risco; Atividade física ao ar livre até 6 pessoas; Realização de eventos exteriores com diminuição de lotação (5 pessoas por 100 m ²); Casamentos e batizados com 25% de lotação., e o ensino secundário e ensino superior regressam ao modo presencial.