Moura já tem concluída primeira fase de instalação do Programa DAE Express

Escrito por em 09/08/2021

Moura já tem concluída primeira fase de instalação do Programa DAE Express.

Segundo anunciou o município, Moura “é o primeiro concelho, em toda a região do Alentejo, juntando-se a um grupo restrito de Municípios (Albufeira, Portimão, Almada, Lisboa e Espinho) a instalar estes equipamentos que visam garantir a segurança dos Munícipes em caso de paragem cardiorrespiratória”.

O DAE Express é um programa de desfibrilhação automática externa que consiste em disponibilizar, num determinado local, desfibrilhadores automáticos externos (DAEs) e pessoas (Operacionais DAE), capazes de assegurar manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) e desfibrilhação nos primeiros minutos após a ocorrência de uma PCR e até à chegada do INEM/Bombeiros.

O objetivo de um Programa DAE é “aumentar a taxa de sobrevivência das vítimas de PCR, para valores que poderão chegar até aos 74% nos casos em que a desfibrilhação seja administrada nos primeiros 3 minutos após o colapso.

No concelho de Moura este programa encontra-se a ser implementado em “estreita articulação” entre o Município e as Juntas de Freguesia, estando já instalados os equipamentos em Moura, Amareleja e Póvoa de São Miguel.

A autarquia mourense refere ainda que, este processo já conta com cerca de 50 operacionais capacitados a manobrar os desfibrilhadores agora instalados.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE