Moura já tem concluída primeira fase de instalação do Programa DAE Express
Written by Admin RVidigueira on 09/08/2021
Moura já tem concluída primeira fase de instalação do Programa DAE Express.
Segundo anunciou o município, Moura “é o primeiro concelho, em toda a região do Alentejo, juntando-se a um grupo restrito de Municípios (Albufeira, Portimão, Almada, Lisboa e Espinho) a instalar estes equipamentos que visam garantir a segurança dos Munícipes em caso de paragem cardiorrespiratória”.
O DAE Express é um programa de desfibrilhação automática externa que consiste em disponibilizar, num determinado local, desfibrilhadores automáticos externos (DAEs) e pessoas (Operacionais DAE), capazes de assegurar manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) e desfibrilhação nos primeiros minutos após a ocorrência de uma PCR e até à chegada do INEM/Bombeiros.
O objetivo de um Programa DAE é “aumentar a taxa de sobrevivência das vítimas de PCR, para valores que poderão chegar até aos 74% nos casos em que a desfibrilhação seja administrada nos primeiros 3 minutos após o colapso.
No concelho de Moura este programa encontra-se a ser implementado em “estreita articulação” entre o Município e as Juntas de Freguesia, estando já instalados os equipamentos em Moura, Amareleja e Póvoa de São Miguel.
A autarquia mourense refere ainda que, este processo já conta com cerca de 50 operacionais capacitados a manobrar os desfibrilhadores agora instalados.