Ministros da Agricultura de Portugal e Espanha apresentaram em Bruxelas medidas para minimizar a seca
Escrito por Admin RVidigueira em 22/02/2022
Os ministros da Agricultura de Portugal e Espanha apresentaram ontem, em Bruxelas, à Comissão Europeia um conjunto de medidas para “minimizar” os efeitos da seca na Península Ibérica.
No final do encontro a ministra da Agricultura Maria do Céu Antunes, afirmou aos jornalistas, ter recebido, “uma abertura grande para poder fazer face a medidas imediatas que ajudem os agricultores da Península Ibérica a ter respostas imediatas a esta contingência”, mas não avançando valores, explicando que “isso vai depender daquilo que são as disponibilidades de cada um dos Estados-membros”.
Entre as medidas pedidas pelos ministros a Bruxelas estão adiantamentos para outubro dos pagamentos diretos e das medidas de superfície no desenvolvimento rural, levantamento de algumas obrigações relativamente a, por exemplo, terrenos em pousio ou sobre áreas de maior sensibilidade e apoios financeiros diretos no âmbito do regulamento da organização comum dos mercados dos produtos agrícolas e do programa relativo aos impactos financeiros da pandemia, que seria alargado à seca.
Os responsáveis solicitaram, ainda, a ativação de apoio de um grupo de peritos no âmbito do mecanismo europeu de preparação e resposta a situações de crise no domínio da segurança alimentar.
Segundo Maria do Céu Antunes, foi também refereida a “possibilidade, caso isso justifique, de os nossos agricultores poderem vir a utilizar o fundo de solidariedade europeu. Esperamos não vir a precisar de o fazer porque seria catastrófico porque para utilizar este fundo era necessário de facto a situação se agravar”.