Ministério da Agricultura anunciou novo pacote de medidas para o setor do vinho
Escrito por Admin RVidigueira em 06/05/2021
A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, participaram numa audição regimental na Assembleia da República.
Segundo o Ministério da Agricultura, Maria do Céu Antunes “destacou um novo pacote de medidas de apoio ao desenvolvimento rural, entre as quais o apoio à instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas, no valor de 10 milhões de euros, com o objetivo de reduzir os custos energéticos suportados pelos produtores e contribuir para uma agricultura mais sustentável”.
A titular da pasta da agricultura anunciou também para Junho, “abertura de outros avisos de concurso para fundos, nomeadamente para o apoio a investimentos com impacto na concretização da Estratégia Nacional de Efluentes Agropecuários e Agroindustriais e para a construção de charcas e para a instalação de painéis fotovoltaicos nas unidades de comercialização e transformação”.
O Ministério da Agricultura tem programado para o sector do vinho, “um novo pacote de medidas, que integra a inclusão deste setor nas medidas de apoio temporário e excecional aos agricultores e às pequenas e médias empresas afetadas pela pandemia, um aumento da capacidade de armazenamento e a possibilidade de abertura de um aviso para a destilação de crise”.
Maria do Céu Antunes anunciou ainda no âmbito do PDR 2020, que vai “reforçar em 4,5 milhões de euros, os 7 milhões inicialmente previstos para os estudos e projetos de reabilitação e modernização dos regadios existentes”.
A Ministra abordou ainda o que diz ser a «situação inadmissível» em Odemira, tendo chamado à atenção para a necessidade de «eliminar as más práticas laborais, que colocam em risco não só a saúde pública, mas também uma atividade económica indispensável à região e ao País».