Mértola recebe Festival Terras Sem Sombra
Escrito por Admin RVidigueira em 15/07/2022
Mértola acolhe este fim-de-semana, o Festival Terras Sem Sombra.
Segundo revelou a Associação pedra Angular, promotora do Festival, a partir desta sexta-feira, a vila museu recebe um programa com música, património, e biodiversidade.
Destaque para a noite de sábado, onde a igreja matriz de Mértola, recebe às 21.30h, o Duo Karolina Mikołajczyk & Iwo Jedynecki, com o concerto “Da Terra da Águia e do Carvalho: Pequena História da Música Polaca”.
Antes, pelas 18h, espaço para a visita temática “de Espaço Religioso a Espaço Social: A Tradição Islâmica dos Banhos Públicos” aos novos hammam e casa de chá de Mértola, projectada pelo arquitecto José Alegria para o Município.
“Por Esse Rio Abaixo: A Biodiversidade nas Margens do Guadiana” encerra o programa do Terras sem Sombra em Mértola, na manhã de Domingo, 17 de Julho (09h30), com os participantes a percorreremr as margens do rio fronteiriço, num contacto próximo com o rico ecossistema que lhe está associado, orientado pelos biólogos Manuel Porto, Maria Rodrigues e Paulo Célio, do CIBIO — Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (Universidade do Porto).
Destaque ainda para o concerto de Constanza Lechner, esta noite, pelas 21.30h, no convento de São Francisco, e com uma tarde dedicada à arte, história e tradição, mas também de ciência, inovação e natureza, no âmbito da iniciativa Onde a Vida Acontece, dirigida aos mais novos e famílias.
As explicações foram deixadas por José António Falcão, director do Festival Terras Sem Sombra.