Mértola com candidatura aprovada no combate à pobreza energética
Escrito por Admin RVidigueira em 21/06/2022
Mértola viu aprovada a candidatura conjunta da Junta de Freguesia de Mértola e da Associação de Moradores do Centro Histórico de Mértola do projeto Happy Energy 4All, de combate à pobreza energética.
Segundo revelou a Associação de Moradores, o projeto tem por objetivo inicial “proceder a um levantamento e um diagnóstico das situações de pobreza energética no Centro Histórico de Mértola, tendo a duração de 9 meses e ficando a assistência técnica, financiada pelo EPAH, a cargo da FCT e do ICS”.
Em Portugal apenas foram aprovados 3 projetos e em toda a UE 35.
A pobreza energética define-se não só pela dificuldade em pagar a energia doméstica para climatizar, cozinhar e higiene como também pela incapacidade para obter o conforto térmico e realizar as melhorias habitacionais para a eficiência energética e térmica.
A 2ª fase do projeto pretende avançar para as obras de melhoria da eficiência energética das habitações e para a constituição da Comunidade de Energia Renovável do Centro Histórico de Mértola.
As explicações foram deixadas na Rádio Vidigueira por Jorge Pulido Valente, da Associação de Moradores do Centro Histórico de Mértola, que diz tratar-se de uma candidatura “importante” para o centro histórico de Mértola.
Jorge Pulido Valente