Mértola aprovou orçamento e grandes opções do plano
Written by Admin RVidigueira on 23/12/2022
A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Mértola aprovaram, por maioria, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2023.
Segundo revelou a Câmara de Mértola em nota de imprensa, com um montante total de 25,4 milhões de euros, “as áreas estruturantes versadas nas Grandes Opções do Plano compreendem projetos muito importantes para o concelho em matéria de potencial de emprego, serviços a prestar, atratividade, prosperidade e notoriedade, como são os projetos do Lar de S. Miguel do Pinheiro, a Estação Biológica de Mértola, a Galeria da Biodiversidade, o Centro de Patrimónios ou o novo Centro Escolar de Mértola”.
A Câmara de Mértola destacou ainda, “um importante reforço das medidas de apoio social às famílias e pessoas com maior vulnerabilidade” e para o investimento afeto à Estratégia Local de Habitação.
A Câmara de Mértola referiu ainda que nos documentos aprovados, “continua patente o investimento municipal nas infraestruturas de base ao nível da rede de águas, saneamento, qualificação dos espaços urbanos nas freguesias e rede viária, com destaque para a projeção da ligação transfronteiriça Mértola-Pomarão”.
A Câmara de Mértola destaca de igual forma, “a requalificação da designada área dos “Bernardinos” e a elaboração dos projetos técnicos para a implementação da Nova Zona Industrial de Mértola”, a aposta nos produtos endógenos com projetos de valorização para o agroalimentar, o setor dos vinhos, a caça, a agricultura e pecuária”.
A autarquia quer também manter a “aposta na afirmação de Mértola como um destino de turismo sustentável com projetos estruturantes como a Estação Náutica de Mértola, o Geoparque do Vale do Guadiana e a candidatura a Património da Humanidade”.
A Câmara de Mértola tem também previstas intervenções, ao nível da regeneração urbana e salvaguarda do património cultural edificado, bem como a “aposta numa programação cultural diversa ao longo do ano”.