Maternidade do Hospital de Beja encerrada no dia de Natal
Written by Admin RVidigueira on 23/12/2022
A maternidade do Hospital de Beja vai estar encerrada no dia de Natal, 25 de Dezembro.
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) revelou ontem, a organização das redes das redes de obstetrícia para do período natalício, entre esta sexta-feira e dia de Natal.
Em comunicado enviado às redações, o organismo refere que, há unidades que vão funcionar por completo, e outras que estarão com condicionamentos, esta sexta-feira, sábado e domingo.
Na Região do Alentejo, dois blocos de parto estão a funcionar de forma ininterrupta e apenas a maternidade do Hospital de Beja terá constrangimentos no dia 25 de Dezembro, estando encerrada entre as 8h de dia 25 e as 8h de dia 26 de Dezembro.
Na Região Norte todos os 13 blocos de parto irão funcionar de forma ininterrupta. Na Região Centro seis blocos de parto irão funcionar de forma ininterrupta e apenas a Guarda terá condicionamentos no dia 24 de Dezembro. Quanto à Região de Lisboa e Vale do Tejo
O Centro Hospitalar do Oeste, E.P.E., o Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E., e o Hospital Distrital de Santarém, E.P.E., cooperam e partilham recursos no sentido de garantir o acesso a pelo menos um Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia, na área de influência dessas unidades hospitalares. O Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, E.P.E., o Hospital Garcia de Horta, E.P.E., e o Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E., cooperam e partilham recursos no sentido de garantir o acesso pelo menos a dois Serviços de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia, na área de influência dessas unidades hospitalares. O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, E.P.E., o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central E.P.E., o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E.P.E., o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, E.P.E., o Hospital Beatriz Ângelo, E.P.E., o Hospital de Vila Franca de Xira, E.P.E., e o Hospital de Cascais, cooperam e partilham recursos no sentido de garantir o acesso pelo menos a quatro Serviços de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia e aos Serviços/Unidades de Neonatologia, na área de influência dessas unidades hospitalares.
Quanto à Região do Algarve, os dois blocos de parto a funcionar de forma ininterrupta.
Apesar de informar sobre as maternidades que terão as portas abertas, a direção do SNS sublinha que “antes do recurso a unidades de saúde, [é importante] contactar previamente o SNS 24 (808 24 24 24). Em situações de emergência, o contacto deve ser feito diretamente para o 112”.