Mais de 11 mil bombeiros e 7 mil elementos das forças de segurança já foram vacinados
Escrito por Admin RVidigueira em 22/02/2021
Mais de 7 mil elementos das forças de segurança e mais de 11 mil bombeiros já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, “dando cumprimento ao definido no plano de vacinação para funções essenciais do Estado”.
Segundo o Ministério da Administração Interna em comunicado na passada sexta-feira, o processo de vacinação de 15 mil bombeiros teve início no passado dia 11 de fevereiro e foram já vacinados 11.061 bombeiros.
De acordo com o MAI, “os bombeiros, dada a dimensão operacional do transporte pré-hospitalar que executam, desempenham uma função essencial do Estado e por isso estão a ser vacinados ao longo de duas semanas”, tendo sido a ordem de vacinação destes bombeiros definida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil “com base em critérios operacionais” e abrangendo o universo de voluntários, sapadores e municipais.
A vacinação dos elementos das Forças de Segurança – 10 mil da Guarda Nacional Republicana (GNR) e 10 mil da Polícia de Segurança Pública (PSP) – teve início no passado sábado, dia 13 de fevereiro, e prolonga-se por quatro semanas.
Entretanto, segundo avançou o jornal Expresso, na passada semana, a vacinação das forças de segurança e bombeiros vai deixar de liderar as prioridades devido à escassez de vacinas, sendo reforçada a administração a pessoas com 80 ou mais anos e entre os 50 e os 79 anos com doenças crónicas.