Libertados 21 exemplares do Tartaranhão-Caçador em Castro Verde
Written by Admin RVidigueira on 21/07/2022
Foram libertados 21 exemplares juvenis de Tartaranhão-caçador, em Castro Verde, no âmbito do Plano de Emergência para a Recuperação do Tartaranhão-caçador (Circus pygargus).
Trata-se de uma espécie migradora, que nidifica em Portugal, sendo a região do Alentejo uma das mais importantes para a sua reprodução.
Segundo o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas em comunicado, “o plano de emergência teve início no mês de março com a prospeção e localização de colónias e ninhos em áreas de produção de feno por parte do CIBIO/BIOPOLIS.
Em 2011, na Zona de Proteção Especial de Castro Verde, foi estimada a presença de 214 casais reprodutores e em 2021, na mesma área, foi registada a presença de apenas 50 casais, o que segundo o ICNF, representa um decréscimo do número de casais em Portugal de aproximadamente 75% nos últimos 10 anos, que atinge os 85% no Alentejo.
Segundo explicou o ICNF, “devido à situação muito crítica em que a espécie se encontra no nosso país, que se iniciou este Plano de Emergência em Portugal, coordenado pelo ICNF, para evitar a extinção desta espécie em Portugal”.
Foto – Carlos Carrapato