Laboratório de Quimica da ACOS assinala 10 anos
Escrito por Admin RVidigueira em 19/10/2022
O Laboratório de Química da ACOS está a assinalar 10 anos de funcionamento, e reforçou esta semana a sua equipa para dar resposta ao aumento dos pedidos de análises de azeitona.
Segundo a ACOS em nota de imprensa, o Laboratório de Química “tem vindo a afirmar-se pela sua competência técnica, flexibilidade, aumento gradual das análises disponibilizadas, o que tem contribuído para o aumento de clientes e de amostras requeridas em cada ano”.
Segundo a ACOS – Associação de Agricultores do Sul, na campanha de 2012/2013, o Laboratório recebeu cerca de 3300 amostras para análise, , e na última campanha, de 2021/2022, que “coincidiu com um ano de produção excepcional”, o Laboratório da ACOS processou 48253 amostras.
Segundo revela a ACOS, o número de clientes também tem vindo a aumentar, recebendo amostras de azeitona, azeite, bagaço de azeitona e óleo de bagaço de azeitona provenientes de todo o País.
O Laboratório da ACOS realiza análises para determinar o momento ideal para a colheita, avaliar e monitorizar a qualidade (rendimento e acidez) das azeitonas entregues no lagar, determinar a acidez do azeite extraído em poucos minutos, a qualidade do azeite produzido, as perdas de gordura no bagaço, análises para calibração de equipamentos NIR (Near Infrared Reflectance), sendo reconhecido pelo Instituto Português da Acreditação.