Junta de Freguesia de Santiago Maior e São João Baptista indignada com encerramentos dos lares da Cruz Vermelha em Beja
Written by Admin RVidigueira on 08/07/2024
A Junta de Freguesia de Santiago Maior e São João Baptista, em Beja, defende a criação de mais Estruturas Residenciais para Idosos, no concelho.
A posição, foi aprovada por unanimidade, em Assembleia de Freguesia, a propósito do encerramento dos dois lares da Cruz Vermelha Portuguesa, em Beja.
Em comunicado enviado às redações, a junta de freguesia de Santiago Maior e São João Batista, refere que a decisão “causou surpresa generalizada”, tendo esta , acompanhado a “evolução da situação, na expetativa de que houvesse bom senso e respeito da instituição para com os direitos dos 65 utentes e respetivas famílias, bem como para com os trabalhadores”.
A junta de freguesia de Santiago Maior e São João Batista, recorda que “os responsáveis comunicaram agora oficialmente aos trabalhadores o encerramento definitivo da instituição e o despedimento dos mesmos no final de Julho”, sendo os 27 utentes, ainda na instituição, “encaminhados para Lares no Seixal, Almada e Barrancos, uma solução que inevitavelmente terá consequências muito graves no acompanhamento e apoio dos respetivos familiares.
Apesar da instituição e os referidos Lares não estarem sediados na área da Freguesia, a mesma serve muitos utentes e familiares, bem como trabalhadores residentes na União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista, manifestando esta autarquia a sua “profunda indignação por esta decisão, apelando ainda a que a Cruz Vermelha assuma as suas responsabilidades sociais e reverta a situação que ela e só ela criou”.