João Ferreira, candidato do PCP às eleições presidenciais 2021 está no distrito de Beja(ACT.)
Written by Admin RVidigueira on 23/10/2020
João Ferreira, percorreu vários pontos do distrito de Beja para contactar com casos de destruição do património arqueológico.
O candidato do PCP às eleições presidenciais visitou a Ponte romana sobre a ribeira de Odivelas, na freguesia de Vila Ruiva, concelho de Cuba, e o campo arqueológico, Salvada 10, localizado junto à aldeia da Salvada, concelho de Beja, correspondente a um grande recinto de fossas pré-histórico, que foi alvo de ripagens para instalação de culturas intensivas, sem que tenha havido qualquer ação de salvaguarda do património aí existente.
Em declarações exclusivas à Rádio Vidigueira, João Ferreira afirmou que esta é uma das “regiões do país mais rica do ponto de vista do património arqueológico, realçando o trabalho da EDIA, na identificação deste património, ao longo da criação do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.
João Ferreira, referiu que depois desse trabalho, “esperar-se ia uma salvaguarda do património”, mas o que se verifica é o oposto.
João Ferreira fala em “insuficiência de legislação” e falta de comunicação entre a direção regional de agricultura e a direção regional de cultura.
João Ferreira diz existir um “ambiente de impunidade”, sendo necessário “intervir com urgência, colmatando as insuficiências” da lei.
O candidato do PCP diz ainda ser “possível conciliar a valorização do património com a atividade produtiva e a exploração agrícola”.