João Dias questiona Governo sobre troço ferroviário Beja-Ourique-Funcheira
Written by Admin RVidigueira on 14/04/2023
O deputado do PCP João Dias, questionou o Governo sobre a Linha do Alentejo entre Beja-Ourique-Funcheira.
Segundo o PCP, “o aproveitamento estratégico da Linha do Alentejo será fundamental para servir a tão carenciada economia regional e as empresas sediadas no território, servindo a Agricultura, as Agro-indústrias e o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, bem como as explorações mineiras de Aljustrel e Neves Corvo, a par da crescente procura turística que se verifica no Alentejo”.
De acordo com o Grupo Parlamentar do PCP, até 21 de Abril está em consulta pública o documento relativo à reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), resultante de um reforço orçamental que se traduz numa verba adicional disponibilizada pela EU, nomeadamente uma dotação acrescida de cerca 4 mil milhões de euros.
O PCP diz entender “que esta reprogramação constitui uma oportunidade para que o troço ferroviário entre Beja-Ourique/Funcheira seja considerado para financiamento através da referida reprogramação do PRR”.
O deputado João Dias questiona se o Governo está “disponível para considerar a renovação, modernização e eletrificação da Linha do Alentejo em concreto no troço ferroviário entre Beja-Ourique/Funcheira, dadas as condições potenciadas pela reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência”.
O parlamentar eleito por Beja, questionou ainda em relação ao troço ferroviário Casa Branca – Beja, com a conclusão do Projeto de Execução no fim deste ano, e estando previstos os procedimentos ambientais no primeiro semestre do próximo ano, está o Governo empenhado na criação de condições para lançar o concurso da empreitada de construção no terceiro trimestre de 2024.
As explicações são do deputado do PCP, João Dias, que realça a importância deste troço ferroviário.