João Dias diz ser uma “falsidade” a comunicação do deputado do PS sobre os mineiros
Escrito por Admin RVidigueira em 28/12/2020
O deputado do PCP João Dias, eleito pelo distrito de Beja, diz ser “lamentável” e uma “falsidade” a comunicação do Deputado Pedro do Carmo em relação à questão resolvida pelo PS, no acesso às pensões pelos Mineiros.
Em comunicado o deputado comunista afirma que “é lamentável que o PS pelo se deputado eleito pelo distrito de Beja venha desvalorizar uma luta de vários anos dos mineiros que só foi possível pela proposta e iniciativa do PCP”.
O deputado João Dias recorda que, “foi por proposta do PCP que em 2019 viu consagrado aos Mineiros o reconhecimento do reforço e alargamento do regime especial de acesso às pensões de invalidez e velhice dos mineiros do fundo da mina e aos trabalhadores das lavarias de minério: Foi também por iniciativa do PCP que foi eliminado o corte nas pensões dos mineiros pela aplicação do factor de sustentabilidade; O Governo PS determinou que a o corte nas pensões dos mineiros apenas se verificasse para os mineiros que se tivessem aposentado em 2020”.
João Dias diz ser uma falsidade, acusando Pedro do Carmo de não dizer que “votou contra a proposta do PCP que era a mais justa, uma vez que não só resolvia a proposta dos mineiros reformados em 2019 e 2020, como também de todos os mineiros que se encontram a sofrer um corte da sua pensão pela aplicação do fator de sustentabilidade. Além do que a proposta do PCP produzia efeitos a partir de janeiro de 2021 e proposta do PS, sendo insuficiente, apenas tem efeitos a partir de agosto de 2021”.
As explicações foram deixadas por João Dias, deputado so PCP, eleito por Beja.