IPBeja integra Centro de Excelência para a inovação pedagógica no Ensino Superior
Written by Admin RVidigueira on 15/04/2024
O Instituto Politécnico de Beja é um dos parceiros do novo Centro de Excelência para a inovação pedagógica no Ensino Superior (SAPIEN – South and Atlantic Pedagogical Innovation & Excellence Network).
Segundo anunciou o IPBeja, com um orçamento global de 3 milhões e 750 mil euros, o SAPIEN, que reúne 9 parceiros, é financiado pelo PRR, tendo a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) a missão de benificiário intermédio, no âmbito do programa “Investimento RE-C06-i07 | Impulso Mais Digital 04/C06-i07/2023 – Submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior- Criação de centros de excelência de inovação pedagógica”.
O SAPIEN é liderado pela Universidade Nova de Lisboa e, além do IPBeja, integra ainda os Institutos Politécnicos de Portalegre e de Setúbal, as Universidades da Madeira, Açores, do Algarve e de Évora, e o Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior.
Segundo o IPBeja, no protocolo celebrado, as instituições comprometem-se a “promover a inovação pedagógica, com forte componente digital, privilegiando as áreas não-tecnológicas (ciências sociais, humanidades e artes); e consolidar dinâmicas institucionais de modernização pedagógica no ensino superior através de uma abordagem sistémica que privilegie práticas inovadoras eficientes na promoção de ensino de qualidade”.
Segundo o IPBeja, a estratégia, assenta em três linhas de ação: um modelo pedagógico centrado nos estudantes e nas suas aprendizagens, ajustado à coconstrução do conhecimento e ao desenvolvimento de competências relevantes; desenvolvimento profissional de docentes sobre metodologias de ensino e de avaliação alinhadas com o modelo pedagógico, com recurso a ferramentas digitais; e ambientes enriquecidos de aprendizagem, modernos e potentes, com integração significativa de recursos tecnológicos e digitais.
O consórcio cobre uma área geográfica extensa do sul do Continente, bem como as Regiões Autónomas, pretendendo-se que tenha um impacto relevante nas IES que o integram em termos da promoção da inovação pedagógica e da abordagem metodológica em rede, suportada nomeadamente numa plataforma colaborativa (Pedagogical Innovation Hub).