IP lançou concursos para projetos de reabilitação do IP8
Escrito por Admin RVidigueira em 04/12/2020
A Infraestruturas de Portugal publicou em Diário da República dois concursos para a elaboração dos Projetos de Execução de reabilitação e reforço das condições de circulação e segurança em dois troços do IP8, no distrito de Beja.
Os lanços objeto de beneficiação são contínuos e totalizam uma extensão de cerca de 33 quilómetros;
Segundo a IP, trata-se do troço no concelho de Ferreira do Alentejo, com uma extensão de cerca de 15 quilómetros, entre o final da A26, em Santa Margarida do Sado, e a rotunda de acesso à ER2. . O outro, é um troço com 18 quilómetros de extensão, entre a rotunda com a ER2 e a rotunda de São Brissos.
Os projetos a desenvolver, num prazo de 270 dias, preveem igualmente a construção de duas estradas alternativas ao atravessamento urbano. A Variante de Figueira de Cavaleiros e a Variante de Beringel.
Os concursos públicos para a contratação dos Projetos encontram-se agora em fase de receção de propostas.
No caso do primeiro troço, em Ferreira do Alentejo, “o projeto a desenvolver visa a melhoria das condições de mobilidade e segurança no IP8 entre Santa Margarida do Sado (após a ponte sobre o rio Sado) e Ferreira do Alentejo na zona da rotunda com a ER2. Com este objetivo será efetuada uma beneficiação estrutural da via, incluindo as travessias urbanas. O estudo engloba ainda, a conceção de uma variante a Figueira dos Cavaleiros, com um perfil de 2X2 e de criação de vias de restabelecimento desniveladas”.
No caso do outro troço, segundo a Infraestruturas de Portugal, “o projeto a contratualizar tem por objetivo o reforço das condições de mobilidade e segurança no IP8 entre Ferreira do Alentejo, na zona da rotunda com a ER2, e a Rotunda de São Brissos, no concelho de Beja (antes da rotunda com o IP2). Será realizada a beneficiação estrutural da estrada existente, incluindo nas zonas das travessias urbanas. O estudo engloba ainda a construção de uma variante a Beringel, com um perfil de 2X2, e de vias de restabelecimento desniveladas”.
Pedro do Carmo, deputado do PS eleito por Beja, diz tratar-se de uma “boa noticia e de um avanço” para a região ao nível das acessibilidades, ao nível de outras intervenções que estão a decorrer nas estradas da região.
Por sua vez, João Dias, o deputado do PCP eleito por Beja, diz ser efectivamente um “avanço”, mas que levanta algumas preocupações, uma vez que é necessário mais do que “desvios e circulares” em redor de Beringel e Figueira dos Cavaleiros.