Inscrição da ‘Produção de Vinho de Talha’ no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está em consulta pública

Escrito por em 19/10/2023

A inscrição da ‘Produção de Vinho de Talha’ no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está em processo de consulta pública.

Segundo a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a proposta de inscrição da produção do Vinho de Talha no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), dinamizada pelo Município de Vidigueira com o apoio técnico da Direção Regional de Cultura do Alentejo, “foi elaborada no âmbito de um protocolo celebrado entre um conjunto alargado de municípios, a DRCAlentejo e de várias entidades da região, o que estende a todo o Alentejo o âmbito desta inscrição”.

A tradição de produzir vinho em talhas de barro é uma prática antiga que foi introduzida no nosso território através dos romanos. Apesar de ter diminuído no século XX, a técnica de produção do vinho de talha voltou a ser progressivamente retomada.

Segundo anunciou a Direeção Regional de Cultura do Alentejo, o  processo de Consulta Pública sobre o projeto de decisão de inscrição da ‘Produção de Vinho de Talha’ no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial encontra-se a decorrer pelo período de 30 (trinta) dias a partir da data de publicação do anúncio, no passado dia 11 de outubro.

Os elementos constantes do processo de inventariação da «Produção de Vinho de Talha» encontram-se disponíveis para consulta.

A decisão sobre o pedido de inventariação da ‘Produção de Vinho de Talha’ ocorre no prazo de 120 dias após a conclusão do período da presente consulta pública.

As explicações são de Ana Paula Amendoeira, directora regional de cultura do Alentejo, diz ser “mais um reconhecimento do saber fazer” no Alentejo.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE