Inscrição da ‘Produção de Vinho de Talha’ no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está em consulta pública
Escrito por Admin RVidigueira em 19/10/2023
A inscrição da ‘Produção de Vinho de Talha’ no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está em processo de consulta pública.
Segundo a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a proposta de inscrição da produção do Vinho de Talha no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), dinamizada pelo Município de Vidigueira com o apoio técnico da Direção Regional de Cultura do Alentejo, “foi elaborada no âmbito de um protocolo celebrado entre um conjunto alargado de municípios, a DRCAlentejo e de várias entidades da região, o que estende a todo o Alentejo o âmbito desta inscrição”.
A tradição de produzir vinho em talhas de barro é uma prática antiga que foi introduzida no nosso território através dos romanos. Apesar de ter diminuído no século XX, a técnica de produção do vinho de talha voltou a ser progressivamente retomada.
Segundo anunciou a Direeção Regional de Cultura do Alentejo, o processo de Consulta Pública sobre o projeto de decisão de inscrição da ‘Produção de Vinho de Talha’ no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial encontra-se a decorrer pelo período de 30 (trinta) dias a partir da data de publicação do anúncio, no passado dia 11 de outubro.
Os elementos constantes do processo de inventariação da «Produção de Vinho de Talha» encontram-se disponíveis para consulta.
A decisão sobre o pedido de inventariação da ‘Produção de Vinho de Talha’ ocorre no prazo de 120 dias após a conclusão do período da presente consulta pública.
As explicações são de Ana Paula Amendoeira, directora regional de cultura do Alentejo, diz ser “mais um reconhecimento do saber fazer” no Alentejo.