Incêndio em Odemira ativo e 7000 hectares de área ardida (act.)
Written by Admin RVidigueira on 08/08/2023
Continua ativo, em São Teotónio, no concelho de Odemira, o incêndio que deflagrou no passado sábado, às 14.49h.
Segundo a informação disponível no site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 14.30h, desta terça-feira, estavam no terreno 941 operacionais, auxiliados por 322 viaturas e 6 meios aéreos.
Segundo revelou esta terça-feira, num briefing à comunicação social, o Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, referiu que “oincêndio de Odemira já atingiu uma área de cerca de 7.000 hectares”, sobretudo “extensas áreas de pinhal e povoamentos mistos como eucaliptal, sobreiros, medronheiros e matos”, indicou o comandante nacional, considerando tratar-se de “uma área difícil”.
Na sequência o incêndio, foram evacuadas 20 povoações e um parque de campismo, num total de 1.424 pessoas deslocadas, sendo que a maioria, retirada preventivamente do parque de campismo São Miguel, já regressou.
O Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, frisou ainda que as condições meteorológicas naquela zona vão manter-se desfavoráveis, devido ao calor e ao vento seco, sendo as próximas horas fundamentais para evitar que o incêndio não progrida para a serra de Monchique, no Algarve.
Segundo o ponto de situação relatado ontem, pela Câmara de Odemira, no combate ao incêndio registaram-se 22 vítimas, dos quais 4 cidadãos evacuados para unidades hospitalares, sendo 3 bombeiros e um civil, já com alta hospitalar. 18 cidadãos foram assistidos no local, dos quais 14 bombeiros e 4 civis por situações ligeiras.