Hoje é dia de greve nacional de professores e educadores
Written by Admin RVidigueira on 11/12/2020
Esta sexta-feira, é dia de greve nacional dos professores.
O protesto fé promovido pela FENPROF e abrange educadores de infância e professores do ensino básico e secundário, tanto do ensino presencial como à distância.
Segundo a FENPROF em comunicado, em causa está a “ttotal incapacidade do Ministério da Educação para dar resposta aos problemas que afetam os docentes, as escolas, os alunos e as suas aprendizagens, agravada pelo bloqueio imposto por Tiago Brandão Rodrigues ao diálogo e à negociação, mesmo em matérias que a lei estabelece como objeto de negociação colectiva”.
“Um diálogo e uma negociação que poderiam contribuir para a construção de soluções, mas que o ministro recusa, ou pelo silêncio ou informando que, no seu entendimento, não são oportunos”, segundo revelou a Fenprof, que diz com esta greve querer “quebrar o bloqueio ministerial”.
Um protesto sobre o qual nos falou, Manuel Nobre, presidente do Sindicato dos Professores da Zona Sul, que fala em “bloqueio negocial” por parte do ministério da Educação.
Falta de professores, rejuvenescimento da carreira, horários de trabalho, recuperação do tempo de serviço, são algumas das matérias na base do protesto, segundo Manuel Nobre, presidente do Sindicato dos Professores da Zona Sul.