Há um novo surto de covid-19 no Hospital de Beja
Written by Admin RVidigueira on 30/10/2020
O Hospital de Beja tem um novo surto de covid-19.
Segundo confirmou o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, existem 8 casos de infeção por covid-19 entre profissionais de saúde do Serviço de Medicina, Serviço de Urgência Geral e Serviço de Endoscopia do Hospital de Beja.
Segundo a ULSBA, “trata-se de 6 enfermeiros e 2 Assistentes Operacionais, que foram colocados, de imediato, em isolamento no domicílio”.
A avaliação efetuada pela Unidade de Saúde Pública, determinou a colocação em vigilância ativa de 42 profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, assistentes operacionais).
O conselho de administração da ULSBA informou ainda, “que esta situação se relaciona com um primeiro caso de uma utente internada em piso não COVID, que deu origem a mais cinco casos”.
Esclarece-se também que todos os profissionais desse piso foram testados, apresentando resultados negativos e que todos os doentes são testados previamente ao internamento.
Segundo a ULSBA, “os serviços em causa adaptaram o seu modo de funcionamento a esta realidade, atendendo ao número de profissionais ausentes em vigilância ativa, não se tendo procedido ao encerramento de qualquer serviço ou camas de internamento”, e refere ainda que a Unidade de Endoscopia Digestiva está encerrada esta sexta-feira, para desinfeção.
Cumprindo as normas da Direção-Geral da Saúde, e seguindo o Plano de Contingência existente, estão envolvidos segundo a ULSBA, no processo de monitorização diária a Unidade de Saúde Pública da ULSBA, o Serviço de Saúde Ocupacional e o Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos da ULSBA.
O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alenrtejo, apelou e reforçou a “importância do distanciamento físico, higienização das mãos e uso de máscara de protecção”.
As explicações foram deixadas esta manhâ na Rádio Vidigueira, no programa À Conversa Com, pela presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, Conceição Margalha, que deu nota do inicio de um programa de testagem regular, junto dos profissionais de saúde.