Governo vai canalizar 63 milhões de euros para duas medidas previstas no Programa de Valorização do Interior
Written by Admin RVidigueira on 21/08/2020
O Governo vai canalizar 63 milhões de euros para duas medidas previstas no Programa de Valorização do Interior, nas vertentes de apoio à mobilidade de trabalhadores do litoral para o interior (Emprego Interior MAIS), e de apoio à contratação para empresas com atividade no interior (+CO3SO Emprego Interior).
De acordo com o comunicado enviado às redações, as candidaturas para a medida a Emprego Interior MAIS – Mobilidade Apoiada para um Interior Sustentável estão abertas desde ontem, na página do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). “Esta medida visa promover a mobilidade geográfica de trabalhadores e a sua fixação em territórios do Interior, apoiando desempregados e empregados à procura de novo emprego. As candidaturas terão de ser submetidas nos 90 dias seguintes à celebração de contrato de trabalho ou da criação do próprio emprego ou empresa.”
A medida +CO3SO Emprego Interior, aberta desde final de julho, apoia a contratação de trabalhadores, preferencialmente qualificados, por parte de PME já existentes ou a criar e com atividade no interior. “Esta medida apoia também a criação do próprio emprego ou do próprio negócio. No âmbito desta medida, uma empresa sediada no litoral que contrate um trabalhador e o coloque em teletrabalho em territórios do Interior terá os mesmos apoios de que beneficiam as empresas sediadas no Interior. Os apoios são solicitados pelas empresas junto dos Grupos de Ação Local (GAL) dos respetivos territórios.”