Governo apresenta esta quinta-feira o plano de desconfinamento
Escrito por Admin RVidigueira em 11/03/2021
O Governo apresenta esta quinta-feira o plano de desconfinamento de Portugal, devido à pandemia da covid-19.
O primeiro-ministro António Costa esteve reunido na passada terça-feira, com os partidos para lhes dar a conhecer alguns pontos do plano, e deu a entender que vão ser traçados cinco níveis e que a reabertura vai acontecer de forma regional, isto é, por concelhos.
A Páscoa, em abril, deverá ter restrições à circulação entre concelhos, porque António Costa disse querer “evitar o que se passou no Natal”.
No plano de desconfinamento, as decisões serão tomadas por concelhos, tendo também em conta a influência e a interação com os concelhos vizinhos.
O primeiro-ministro sugeriu ainda uma maior flexibilidade nos critérios dos cinco níveis de risco propostos, e não exclui financiar os testes à covid-19 para o ensino privado, tal como pediram várias associações.
Também as escolas serão reabertas de forma gradual, isto é, por nível de ensino, com as creches e a pré-primária a serem as primeiras a reabrir, acompanhadas por testes de despistagem à Covid-19 e pela vacinação dos professores.
Também deverá haver um desconfinamento gradual das atividades económicas, mais uma vez, mediante a situação epidemiológica de cada concelho. O objetivo é “poder preservar a atividade em alguns territórios”. Assim, está “claramente em cima da mesa a existência de graus de risco conforme as atividades”.